top of page

Felicidade: a chave para o sucesso pessoal e profissional

  • Mariana Eli - jornalista
  • 21 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Ser feliz é algo que todos desejam, seja na esfera pessoal ou profissional da vida. Mas com o frenesi pela qual passamos diariamente em meio a tantos compromissos, metas para serem alcançadas, resultados, e, ainda, ter que lidar com as obrigações dentro de nossas casas, fica difícil manter a compostura sem perder o controle emocional e psicológico. A junção de fatores assim faz com que nosso rendimento caia e isso nutre mais o sentimento de inferioridade, levando-nos a infelicidade.

No ambiente de trabalho temos, ainda, a pressão dos nossos superiores, a divergência de opiniões, prazos de entrega e resultados para serem atingidos. Claro que tudo isso seria muito mais prazeroso se pudesse ser realizado dentro de um ambiente colaborativo, estimulante, que proporcionasse a difusão de novas ideias criativas e impulsionasse a busca por tarefas que satisfizessem os ideais e o conhecimento que temos.

O doutor em psicologia social pela USP, Pedro F. Bendassolli, diz em seu artigo 'Felicidade e Trabalho': “Quando nos interessamos muito por um assunto é porque ele nos afeta em um nível profundo, seja por nos angustiar, intrigar ou faltar, seja por ser um tema transformado em ideal cultural, um desejo obrigatório que rege a organização social e, portanto, impele a todos”. E esta busca pela felicidade é algo instiga e rege a sociedade há alguns anos.

O caminho para a felicidade profissional

O fato é que até pouco tempo, enquanto estávamos em um momento favorável da economia, desejávamos as coisas e as conquistávamos com mais facilidade. Não apenas bens materiais, mas as próprias conquistas profissionais. A facilidade em trocar de emprego era maior quando não se estava satisfeito com as ideologias regidas pela organização/empresa, e as chances de contratação e efetivação em outras vagas eram elevadas.

Contudo, no atual cenário econômico, e de incertezas políticas no país, nossas atitudes precisam ser medidas antes de serem colocadas em práticas. Os trabalhos informais estão em ascensão, assim como a terceirização. Para que estejamos a altura, e possamos conquistar esta transformação no mercado, é preciso a busca constante pelo aperfeiçoamento, algo que pode ser obtido com a participação em cursos, workshops e trocas de experiências com outros profissionais que atuem em áreas semelhantes as nossas.

Espaços como O Sítio, que integra exposições e apresentações artísticas, educação e coworking, em um ambiente que o conhecimento possa ser compartilhado entre todos, onde se proporciona e incentiva a promoção do pensamento criativo, sem os limites da educação formal, são um exemplo a ser seguido.

Os segmentos atendidos neste espaço são relacionados a arte, design, comunicação, inovação, bem-estar, cinema, literatura. A troca de experiências é realizada com o auxílio de profissionais qualificados. E este é apenas um ponto de referência, entre tantos outros, que pode nos inspirar na busca pela qualificação profissional.

“Enquanto a felicidade depender de acumulação de renda, patrimônio, sucesso, status e poder, continuaremos a ser infelizes. E por quê? Porque, diria Schopenhauer refletindo os antigos, não temos controle sobre as coisas externas a nós”, frisa Bendassolli.

Portanto, a dica é: esteja ligado ao seu segmento, informe-se sobre os eventos que estão ocorrendo, atualize seu conhecimento, busque conteúdos de autores renomados da sua área, seja criativo, inove. Mostra para os outros que você é capaz, apresente ao mundo aquilo que você faz de melhor, e assim conseguirás se destacar e, como consequência, ser mais feliz no seu trabalho.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Alecrim, ah o alecrim..

Foco, criatividade, versatilidade,

bom humor......

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page