top of page

Arte erótica de Nestor Jr.

  • Letícia Kapper
  • 8 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Nas paredes do espaço Lindolf Bell, CIC (Florianópolis), obras que chocaram os mais conservadores e entusiasmaram tantos outros. Elas estavam em exposição coletiva que aconteceu no segundo semestre de 2015. O autor? Nestor Jr., que se autorretrata em parte de seus trabalhos. E neles, a sexualidade humana é tratada com naturalidade, ou seja, não é escondida ou reprimida.

Num encontro no bairro onde vive o artista – no Córrego Grande -, ele falou sobre o seu processo criativo. Desde criança, segundo ele, tem interesse erótico (não sexual) pelo corpo. “Na minha casa tinha uma Bíblia ilustrada com obras Renascentistas, com aqueles corpos fortes a mostra. Era contraditório”, lembra. “E hoje uso essa ferramenta (sexualidade) para naturalizar, não para chocar.”

O artista nunca conseguiu se manter dentro do estilo acadêmico, aquele que busca a perfeição. Na verdade, não queria. Desenvolveu o seu estilo próprio, que traz rostos com certas deformações, órgãos sexuais exibidos sem pudor algum e expressões faciais, por vezes, de prazer.

Processo criativo X cotidiano

Hoje, a minha produção tem muito a ver com o meu cotidiano”, afirma o artista.Nestor Jr. leva para suas telas elementos que lhe chamam atenção por onde passa, como frutas e flores de diferentes estados brasileiros, desconhecidas por ele até então.Mas não é só o dia a dia que interfere em suas escolhas no fazer artístico. Seu momento de vida, suas percepções, tudo pode acabar sobre a tela, sem linearidade alguma. “Meu processo criativo é aberto e caótico”, conta.

Sua última exposição, em contrapartida, surgiu em torno do tema tempo. A mostra, em galeria de Salvador, Bahia, ganhou o nome “À espera”. De todo modo, o tema é amplo e dá a liberdade que Nestor Jr. precisa para transitar entre tudo que julgue ser válido e, no final das contas, mostre o “diferente” (do que a maioria é acostumada) e quebre tabus.

Sobre o artista

Nestor Jr. tem 32 anos, nasceu em Penha (SC) e vive há quatro anos em Floripa. Já morou em Blumenau, onde começou sua carreira como publicitário, a qual deixou para trás para viver da arte. Antes de se mudar para a Capital catarinense, morou por um ano em Paris.Atualmente, dá oficina de aquarela Brasil a fora. De dois anos para cá, já passou por 25 cidades diferentes.Nos últimos cinco anos, o artista expôs em galerias de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Blumenau e Florianópolis. Projeto de 20 anosNestor Jr. tem um projeto bem diferente e a longo prazo. Quer registrar a si mesmo e a seu trabalho durante 20 anos. Ao fim deles, as imagens poderão virar um filme. Confira o teaser do ano 1 do projeto.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Alecrim, ah o alecrim..

Foco, criatividade, versatilidade,

bom humor......

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page