top of page

O pensar criativo de Yasminka

  • Letícia Kapper
  • 3 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

A relação de Yasminka Guimarães com a arte é comparável à relação de um confidente e de quem o escuta. No entanto, seus desenhos e pinturas não guardam segredos. Quem sabe, somente alguns, por estarem expressos com tanta sutileza que quase ficam ocultos. Os trabalhos de Yasminka são ela, seus pensamentos e seus desejos. Seu processo criativo se traduz em colocar no papel o que a inquieta, seja em forma de poesia, desenho ou aquarela.

O primeiro encontro com a jovem artista de 22 anos, que estuda artes visuais na Udesc, foi no FAF – Feira de Artes de Florianópolis. Selecionada pelo jornalista que promove a feira, Fifo Lima, estava ao lado de outros nomes da cena local que já tem um certo público. Ela dá seus primeiros concisos passos.

Nascida em Florianópolis, sempre viveu em Garopaba e tem uma íntima relação com a Indonésia. A natureza presente em todos os lugares por onde transita lhe alimentam, conta ela, e lhe dão base para o seu processo de criação.

No centro do seu pensar criativo está a figura da sereia, que para ela é transporte para mergulhar no seu próprio inconsciente e no inconsciente coletivo. “É também lente para ver a essência. Nada que é raso me interessa”, diz.

O feminino – intrínseco das sereias – permeia a investigação de Yasminka, que persegue a plenitude da mulher selvagem – aquela conectada com sua essência e seus poderes.

No meio da conversa sobre seu fazer artístico, uma pausa: “Se se interessar por esse assunto, leia ‘Mulheres que correm com lobos’ ”. O livro é da escritora e psicanalista americana Clarissa Pinkola Estes e fala sobre mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Fica a dica.

Sua ligação com o esotérico e com a espiritualidade é evidente. Em um de seus trabalhos – um autorretrato (imagem acima – figura à esq.) -, lá está a borboleta sobre a garganta, um triângulo (conhecido como triângulo da fraternidade) sobre a cabeça e a representação do universo no peito. Esses elementos sobre chakras potencializariam a conexão com o todo e o agir suave e amoroso no mundo. No cabelo, uma pena indica o valor que confere a ancestralidade.

Essa característica da personalidade de Yasminka é transmitida em outros trabalhos também. Na série “Sonhos impressos” trabalha sobre o tripé sonhos + impressão de parte do corpo de quem sonhou + tradução do sonho pela artista em aquarela.

As técnicas utilizadas pela jovem, na maior parte das vezes, são aquarela e desenho de uma linha só (não tira a caneta, ou lápis, do papel até que o desenho seja concluído). Também trabalha com manchas de vinho sobre o papel, conduzidas por um pincel que continua um movimento já estabelecido.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Alecrim, ah o alecrim..

Foco, criatividade, versatilidade,

bom humor......

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page